Quando iniciei a paleo as primeiras receitas de panquecas que provei desiludiram-me, confesso. As panquecas paleo geralmente tinham banana, o que não nos agradava particularmente, amêndoa, que tem um sabor e textura muito característicos ou polvilho, que confere uma elasticidade e humidade muito próprias. Desistimos assim das panquecas e habituámo-nos aos crepes de polvilho.
Hoje em dia as adaptações já são mais fáceis de aplicar, já se encontra maior variedade de farinha e de vez em quando lá saímos para a zona cinzenta da paleo e usamos aveia e arroz.
Estas panquecas ficam óptimas. Agradam a paleo não-paleo. São verdadeiras panquecas!
100 g farinha de arroz
130 g farinha de aveia
50 g flocos de aveia sem glúten
2 colheres de café de bicarbonato de sódio
3 dl bebida de aveia
3 ovos
Canela q.b.
2 colheres de sopa de azeite
Azeite para untar a frigideira
- Misturar todos os ingredientes (excepto o azeite usado para untar) até ficar um preparado homogéneo – fiz esta preparação na Cooking Chef, utilizando o batedor em pinha, na velocidade 4.
- Untar uma frigideira com azeite, deixar aquecer e retirar o excesso com papel absorvente.
- Colocar uma concha de massa e deixar cozinhar em lume brando, virando apenas quando cozinhada do primeiro lado. Prosseguir assim com as restantes.
Preparei um molho de chocolate para acompanhar, para tal podem levar ao microondas ou em banho-maria até ficar um preparado homogéneo:
200 ml de natas
100 g chocolate 74 %
E aqui se transformaram num Bolo de Panquecas para a minha Alexandra – receita a dobrar!
Espero que gostem.
Parceiros nesta receita: Cooking Chef
Panquecas foram o “ingrediente mágico” para conquistar a minha mulher para a Paleo / Primal… 😉 e eliminar o pãozinho de trigo ou centeio ao PA. Inicialmente levavam banana, esse gosto doce ajudou-a no início e hoje em dia prefere salgadas, com vaga ideia de pão e já é ela que experimenta combinações, com aveia, côco, trigo sarraceno, polvilho…etc…
Estou muito orgulhoso dos seus progressos… 😉
Eduardo Ferreira
https://nutrirevolucao.pt