O que é um produto BIO?
Um produto BIO é um produto que segue as normas definidas para a produção de produtos BIO, tendo como base o Regulamento (CE) nº 834/2007.
O método de produção Biológico pretende promover a biodiversidade, a manutenção dos recursos naturais assim como um maior bem-estar animal.
Ou seja, a produção de produtos biológicos tem duas vertentes: obtenção de um produto de qualidade garantida para o consumidor mas também a proteção do ambiente.
Síntese das regras para os produtos BIO:
- Não se utilizam produtos (ou derivados) proveninentes de OGM (Organismos Geneticamente Modificados).
- Deve utilizar sobretudo recursos renováveis mas, quando tal não for possível, os subprodutos devem ser reciclados.
Produção vegetal:
- A produção vegetal biológica deve promover a fertilidade dos solos, prevenir a sua erosão e, de preferência, devem utilizar-se os nutrientes provenientes da terra em oposição a fertilizantes solúveis.
- Fertilizantes e produtos fitofarmacêuticos só deverão ser utilizados se se enquadrarem no método de produção biológica e apenas se efectivamente necessários.
Produção animal:
- A produção animal é parte essencial do ecossistema pelos excrementos os nutrientes necessários à promoção da fertilidade das terras.
- De modo a reduzir a poluição, a alimentação dos animais em produção biológica deve resultar também de agricultura biológica.
- Os animais devem ter acesso sempre que possível a espaços ao ar livre ou pastagens.
- Devem ser respeitadas normas de bem-estar animal, de acordo com a espécie, devendo ser prevenidas doenças, com atenção às condições de alojamento, método de crianção e densidade animal.
- Devem preferir-se raças autóctones, adaptadas às condições locais.
Transformados:
- Os produtos biológicos transformados, devem garantir a manutenção da integridade biológica e das características dos produtos.
- Só assim podem ser rotulados se todos ou quase todos os ingredientes forem de origem biológica (minímo 95%).
Bio é diferente de caseiro:
Um produto biológico segue normas definidas por um regulamento da UE e as empresas devem ter a certificação de método de produção biológico.
Um produto caseiro é um produto produzido normalmente sem respeitar normas, dependendo do bom senso e conhecimentos do agricultor.
Bio não qualifica quanto ao açúcar e farinhas utilizadas:
Um produto biológico não é obrigatoriamente um produto saudável. Principalmente quando se trata de um processado, os ingredientes são sempre o principal factor de decisão!
O método de produção biológico dá-nos uma garantia do cumprimento de algumas regras específicas, é, assim, uma garantia de qualidade.