Ainda que goste bastante de refogados, o certo é que prefiro que a carne seja preparada do modo mais simples possível: selada numa frigideira com um pouco de boa gordura ou grelhada e depois finalizada também com boa gordura. Sim, a boa gordura nunca falta e já lá vão mais de 20 kg perdidos, fora a saúde que se ganhou!
Para acompanhar a carne preparada de modo tão simples, gosto de servir um acompanhamento mais completo. Este que vos trago é muito simples de preparar (e podem usar sobras de legumes e de massa cozida que estejam no frigorífico), mas este tem algo especial. É especial, pois foi a estreia aqui em casa da massa com trufa da Vianeza. Foi a última que experimentámos, simplesmente porque assim que a vi, pensei que encaixaria perfeitamente com carne de vaca e, de facto, não me enganei! No entanto, acredito que resulte maravilhosamente noutras receitas e já tenho a cabeça a trabalhar nesse sentido!
É uma massa com um formato bonito, coze mais rapidamente do que as tradicionais (7 a 8 minutos) e o toque da trufa torna-a mais interessante ao paladar. Já o acompanhamento prepara-se mais rapidamente do que o tempo que estou a demorar a descrevê-lo!
Para 4 pessoas:
100 g massa
400 g brócolos
2 colheres de sopa de azeite virgem extra
2 dentes de alho
Sal e pimenta q.b.
Opcional: 100 g natas frescas
- Comece por cozer a massa por 7 a 8 minutos em água temperada com sal. Retire e escorra (pode reservar um pouco do líquido da cozedura).
- Na mesma água coza os brócolos por cerca de 8 minutos. Escorra os brócolos e esmague-os (utilizei para tal uma vara de arames).
- Numa frigideira salteie o alho picado em azeite, até começar a dourar. Adicione os brócolos e a massa e envolva-os. Pode adicionar as natas ou apenas um pouco da água da cozedura da massa reservada previamente. Retifique os temperos e sirva de imediato.
Delicioso, não acham?
Parceiro nesta receita: Vianeza