Smoothie e brownie de banana e cacau

238

Hoje trago-vos uma receita super-reconfortante. Utilizo cacau em receitas para crianças. Não sempre, claro, mas de vez em quando. E porquê? O cacau é um alimento interessante, nutritivo e que sabe a mimo! O cacau e não o chocolate!

Qual a diferença? O cacau é obtido do grão, é amargo e rico em gordura. O chocolate é preparado a partir deste, ao qual é adicionada manteiga de cacau, açúcar ou outro adoçante, lecitinas e, eventualmente, leite ou natas. E com a escolha do chocolate é que temos de ter especial cuidado, pois muitos chocolates têm apenas 20-30 % cacau, especialmente os chocolates “infantis”!

Voltemos ao cacau. Rico em triptofano, responsável pela produção de serotonina, promove o bem-estar, tem também dopamina e feniletilamina que aumentam a endorfina e melhoram o humor. Tem polifenóis que ajudam na prevenção de várias doenças mas o cacau tem também cafeína e a teobromina que são estimulantes e por isso não deve ser consumido em grande quantidade, nomeadamente em crianças. Portanto, voltamos à regra “moderação”.

Eventualmente nesta receita e noutras, poderás substituir o cacau em pó por farinha de alfarroba. Esta tem sabor “semelhante”, a cor engana, não é estimulante, mas o teor em hidratos é, de facto, muito superior!

Vamos às receitas, sim?

Smoothie de banana e cacau

1 copo de leite ou bebida vegetal

1 banana da Madeira

1 colher de sobremesa de cacau

Opcional: mel

  1. Cozinha tudo por cerca de 10 minutos. Tritura e retifica a consistência. Leva ao frigorífico para arrefecer um pouco.
  2. Enchi os pacotinhos reutilizáveis Squeez – sabes que sou fã destes pacotinhos reutilizáveis, práticos, super-fofos e sustentáveis – e coloquei no frigorífico até ser hora de enviar o lanche para a escola. Conserva-se por até 5 dias no frigorífico.

Brownie de banana e cacau

4 bananas bem maduras

3 colheres de sopa bem cheias de manteiga de amendoim ou amêndoa

2 c. sopa de cacau

2 ovos

1 c. café de fermento

Opcional: 1 c. sopa de mel

  1. Tritura tudo, verte num tabuleiro forrado com papel vegetal.
  2. Leva ao forno pré-aquecido a 180ºC até estar cozido (cerca de 15-20 minutos).

E lá foram no pacotinho também da Squeez.

Visita o site para veres os pacotinhos e não esqueças o desconto de 10% com o cupão: argas10 

E tu, preferes usar cacau ou alfarroba?

Parceiro nesta receita: Squeez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close
Temperos da Argas © Todos os direitos reservados.
Close