Massa de arroz e milho – Vianeza

836

Estes são dois ingredientes que estão fora da tradicional alimentação Paleo, ainda que sejam aceites com moderação na corrente Primal. Confesso que não sigo rótulos, ainda que aceite que estes são úteis para encontrarmos rapidamente aquilo com que se identificamos. No entanto, por vezes, os rótulos prendem-nos e sem razão.

IMG_20191202_152135

Faz sentido banir o arroz e milho na Paleo – Primal?

Quando mudei a minha alimentação também retirei o arroz e o milho. Com o tempo e com muitas leituras, percebi que, na verdade, estes não são propriamente desinteressantes, principalmente em crianças ou adultos que não precisem de perder peso.

O arroz é um cereal sem glúten, com poucos anti-nutrientes na versão não-integral, rico em amido resistente. Devemos ter uma preocupação em escolher de boa origem e em evitar o consumo de processados com arroz em elevada quantidade de modo a evitar o elevado teor em arsénico.

O milho tem alguns anti-nutrientes e pode causar alguma inflamação intestinal, deve ser consumido com alguma moderação e deve preferir-se que seja de boa origem, evitando milho de origem transgénica.

O que devemos efetivamente fazer é ouvir o nosso organismo e perceber se reagimos bem a estes alimentos.

Quando retirei o trigo foi complicado encontrar massas sem glúten que agradassem ao paladar das minhas filhas. Efetivamente as massas de arroz e milho são as que têm textura e sabor mais próximo às tradicionais massas de trigo.

E estas massas Vianeza?

Estas massas da Vianeza cumprem requisitos que considero importantes:

  • Produzidas de modo sustentável
  • Sem ingredientes transgénicos
  • Produzidas em meio rural com pouco impacto ambiental

A receita desta semana será com esta massa e é algo que me foi muito pedido: uma receita de acompanhamento.

Parceiro nesta receita: Vianeza

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close
Temperos da Argas © Todos os direitos reservados.
Close