Sempre gostámos muito de Tarte Frangipane, principalmente com as frutas do verão a enriquecer o sabor da amêndoa. Este ano decidi fazê-la sem a base, é certo que fica menos bonita ao servir, mas em termos de sabor não se perde nada!
Começámos por fazer uma compota de cerejas. A filhota descaroçou as cerejas usando uma palhinha de aço inox e depois preparámos a compota:
650 g cerejas descaroçadas
1-2 colheres de sopa de açúcar mascavado (OPCIONAL) *
- Preparar a compota levando ao lume até ficar numa compota espessa (Coloquei na Cooking Chef com o batedor flexível a 120ºC durante 18 minutos, na velocidade 1).
- Retirar a compota e colocar no fundo de uma tarteira – utilizei a tarteira LINDA Corolle de Sweet Selection. Reservar.
Se possível, no mesmo recipiente (no meu caso, na taça da Cooking Chef), preparar o creme:
125 g amêndoa (com ou sem pele) moída.
50 g açúcar mascavado *
3 ovos
125 g manteiga à temperatura ambiente
- Misturar todos os ingredientes até ficar um creme homogéneo – na liquidificadora comecei por triturar a amêndoa, depois na taça bater na velocidade 4 por alguns segundos.
- Verter sobre a compota de cereja. Decorar com amêndoa palitada, cerejas inteiras e levar a forno pré-aquecido a 180ºC até estar cozido (aprox. 20 minutos).
Fica fantástico!
Notas:
* A quantidade de açúcar é indicativa de modo a agradar a paladares menos doces, para agradar a não-paleo, pode ser necessário colocar maior quantidade de açúcar, assim como para paladares “paleo” pode ser necessário reduzir a quantidade de açúcar.
Espero que gostem!
Parceiro na receita: Cooking Chef e Sweet Selection.