Uma seguidora pediu-me esta receita de filhós em canudo… supostamente são alentejanas, mas acreditam que eu nunca tinha visto? 🙂 Depois de algumas pesquisas, percebi que é uma massa de coscorões que é enrolada enquanto é frita.
Algumas tentativas fracassadas mais tarde e decidi usar a minha receita de azevias já partilhada anteriormente (receita -> aqui) que é óptima! Dei uns retoques para simplificar e tcha-nam!
Se sabem ao mesmo das tradicionais? Não, os fritos sem glúten não ficam tão maleáveis, então ficam menos crocantes. Se matam a saudade dos fritos tradicionais para quem não prova os fritos da mãe há quase 3 anos? Sem dúvida que sim! As minhas filhas também adoraram e, para mim, isso é sucesso 😉
200 g fubá de mandioca
100 g polvilho doce
50 g farinha de aveia
20 g farinha de coco
1 colher de sobremesa de linhaça dourada moída
1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio
250 ml água
1 ovo
1 colher de sopa (bem cheia) de banha
1 fio de azeite
- Comece por amornar a água com a banha (na kCook Multi coloquei 2 minutos a 50ºC).
- Adicione os restantes ingredientes e misture, amassando até formar uma bola (na kCook Multi amassei por 2 minutos na velocidade 6). Se a massa pegar às mãos, adicione um pouco mais de polvilho doce enquanto a estica.
- Estique a massa finamente entre duas folhas de papel vegetal e corte em tiras de aproximadamente 5 centímetros.
- Aqueça azeite e banha (ou óleo de coco) numa frigideira e quando estiver quente, comece a fritar as tiras de massa e enrole com um garfo (cuidadosamente para não se queimar!). Escorra sobre papel absorvente.
- Polvilhe com açúcar mascavado e canela.
- OPCIONAL: pode preparar uma calda com mel, casca de laranja, estrela de anis e um pouco de água, levando a ferver estes ingredientes por alguns minutos.
Espero que goste!
Parceiros nesta receita: KCook Multi