Croissant

819

Não, não é massa folhada! Mas sonhei com esta receita e quando a concretizei pela primeira vez sabia a croissant. Entretanto repeti-a algumas vezes e são sempre “devorados”!

cr4

Esta receita é um exemplo de como temos de desformatar, de parar de idealizar o que pretendemos, limitando assim o nosso percurso. A massa não é folhada nem brioche, mas se sabe a croissant, se “mata a vontade” de um croissant, então é um croissant!

cr1

Para 8 croissants:

100 g polvilho doce

50 g amêndoa moída

50 g manteiga

50 g água ou bebida vegetal

2 ovos

1 colher de sopa de açúcar mascavado

1 colher de café de bicarbonato de sódio

Sementes de baunilha q.b. (uso esta -> link)

Para rechear: 100 g chocolate > 74% cacau

Para pincelar: 1 gema de ovo batida

  1. Bata todos os ingredientes da massa, excepto as claras, durante cerca de 1 minuto até ficar um creme homogéneo (na kCook Multi, bati com o acessório de triturar na velocidade 6).
  2. Bata as claras em castelo. Incorpore.
  3. Forre uma forma circular de cerca de 24 cm com papel vegetal e verta a massa na forma de modo a formar uma camada de igual altura.
  4. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC e deixe cozer por cerca de 8 minutos ou até estar cozido.
  5. Enquanto coze, prepare todos os ingredientes para o passo seguinte pois deve ser executado rapidamente para melhor sucesso: parta o chocolate em pedaços de certa de 1-2 cm, prepare a gema de ovo e o pincel para pincelar e prepare um tabuleiro forrado com papel vegetal.
  6. Retire a forma do forno, desenforme e corte em 8 fatias iguais. Recheie cada triângulo e enrole delicadamente mas rapidamente de modo a formar um “croissant”. Coloque no tabuleiro. Pincele todos os croissants com a gema e volte a levar ao forno a 180ºC por cerca de 5 minutos ou até ficar dourado a gosto.

São maravilhosos quentinhos, com o chocolate ainda a derreter mas também são deliciosos frios!

IMG_20190415_181722

Espero que goste!

Parceiros nesta receita: kCook Multi

Join the Conversation

  1. olha! Coiso! lol
    estão lindos <3

  2. Bom dia Márcia, Estes croissants são um sucesso cá em casa também. Desaparecem num ápice! Já fiz umas quantas receitas diferentes suas e também já tenho seu livro. Continue por favor, que deste lado nós cá a vamos seguindo! Muito obrigada pelas suas partilhas. Bjs Ana Fleo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close
Temperos da Argas © Todos os direitos reservados.
Close