Carne de vaca de pasto: Carne d’erva

443

Hoje vou falar-vos desta nova parceria do blog Temperos da Argas, uma empresa que produz carne de vaca de pasto: “Carne d’erva”. 

90929257_104366367882385_4128168581747703808_o
Fotografia do Site Carne d’erva

Como sabem, sou Mestre em Engenharia Zootécnica. A produção animal é uma área que me apaixona, em especial a produção de carne, área na qual incidiu o meu mestrado. Muito do que aprendi ao longo da minha formação modelou quem sou hoje, assim como os hábitos alimentares que tenho e defendo na página – o estilo de vida Paleo

92886786_705473086861862_4829445291096806256_n
Fotografia do Instagram: Carne d’erva

Ao longo da minha formação, que incidiu sobre todos os produtos de origem animal, passou a fazer cada vez mais sentido escolher a origem dos alimentos que consumia, preferindo animais de produção sustentável, extensiva, nacionais, e, se possível, até produzidos localmente. Excluindo produtos processados, evitando químicos e outros aditivos. Portanto, quando “encontrei” o Paleo XXI, rapidamente cheguei à conclusão que este modelo fazia todo o sentido.

Tenho-me debruçado bastante não apenas no estudo da importância do consumo de carne e nos benefícios desta para a saúde, mas também sobre a importância da produção de carne de pasto para a sustentabilidade do nosso planeta. 

Importância do consumo de carne vermelha

A carne vermelha tem recebido má reputação nas últimas décadas, sendo, hoje em dia acusada de diversos problemas de saúde, mas também pelo aquecimento global. No entanto, a carne tem sido parte importante no desenvolvimento da espécie humana, sendo densa em nutrientes, é uma fonte de alimento eficaz que bastante contribuiu para o nosso desenvolvimento. Em contrapartida, hoje em dia, a alimentação ocidental passou a ser baseada em processados, em alimentos de produção intensiva, e o consumo de carne passou a ser visto, por muitos, como cruel. Muito advém do facto da sociedade atual estar desconectada da produção animal e vegetal.

No entanto, é inegável que a carne de animais de pasto é rica em ferro biodisponível, ómega-3, vitaminas B6, B12, tiamina, riboflavina, ácido pantoténico, ácido fólico, niacina, selénio, colina, beta-caroteno e zinco.  Sendo as vísceras partes particularmente densas em nutrientes, nomeadamente vitaminas e minerais. 

O que é a produção sustentável – regenerativa?

A produção sustentável é um conceito abrangido na produção regenerativa. Este conceito abrange a produção que pretende, não apenas, a produção de carne de excelente qualidade, mas também a regeneração do solo, enriquecendo-o e aumentando a biodiversidade.

Este conceito vai além da produção biológica, pois tem um conceito mais abrangente, que tem como objetivo a pegada neutra de carbono.

94189456_2565712423692787_3409792403123328653_n
Fotografia do instagram Carne d’erva

Como se consegue uma pegada neutra de carbono?

Os animais de pasto são alimentados exclusivamente a erva. As ervas das pastagens, através do processo de crescimento e fotossíntese, promovem uma elevada fixação de carbono atmosférico nos solos, compensando todas as emissões de carbono dos animais. Além disso, o solo fica mais rico, mais produtivo, sendo o pasto produzido sem químicos, promovendo assim a biodiversidade do solo e da herdade.

Carne d’erva

IMG_20200717_121617

A Carne d’erva cumpre todos os requisitos acima. É uma empresa nacional, onde se produzem animais nascidos em Portugal, criados na lezíria ribatejana numa herdade com mais de 100 hectares de pasto. A carne é, assim, de excelente qualidade e pode ser encomendada online e entregue em todo o país.

Tomada de decisão

Claro que cada um é livre de estudar e de tomar as suas decisões, como entender e como se sentir bem. A decisão deve ser tomada de modo consciente e sem superioridade moral perante as decisões dos restantes. Para mim, pessoalmente, faz mais sentido uma conexão com a natureza, com os animais que nela habitam, com a valorização do todo “do focinho ao rabo” e com a certeza de que todos nós dependemos de outros seres vivos para viver, sejam plantas, animais ou outros humanos. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close
Temperos da Argas © Todos os direitos reservados.
Close