Caldo quente com massa de trigo sarraceno

661

A nossa tradicional canja é na verdade um poderoso caldo de ossos tão “na moda” na alimentação Paleo e Primal. O caldo de ossos é para os Paleo o que a fita-cola é para a pessoa comum. É um alimento maravilhoso com inúmeros benefícios para o organismo, sendo conhecido em inúmeras culturas como o líquido de proporciona vida. Além de beneficiar das suas propriedades (redução da celulite, melhoria da elasticidade da pele, protecção de processos oxidativos, redução da inflamação intestinal, melhoria da saúde mental e do sono), é também importante evitar o desperdício. 

Para preparar canja podemos seguir o método tradicional, utilizando arroz. No entanto podemos também utilizar com sementes de trigo-sarraceno, de quinoa, ou de millet ou uma massa sem glúten à escolha que foi o que fiz nesta receita. Enriqueci ainda a canja com legumes.

IMG_20191105_154259_MP.jpg

A massa utilizada é a massa de trigo sarraceno da Vianeza. A massa tem 100 % trigo sarraceno e, portanto, tem uma cor característica que poderá causar estranheza em algumas pessoas, mas de sabor e textura é muito interessante.

Ingredientes (4 pessoas):

1/4 frango ou galinha caseira ou do campo (com as suas vísceras)

1⁄2 cebola

1 dente de alho

Legumes a gosto (pak choi, cenoura e chuchu, no meu caso) 

Massa de trigo sarraceno (aproximamente 100 g)

Hortelã 

Água q.b. 

Sal marinho q.b. 

  1. Coza a galinha ou frango, a cebola e o alho em água e sal marinho até estar cozida (pelo menos 1 hora).
  2. Adicione os legumes  e coza durante cerca de 15-20 minutos.
  3. Adicione a massa e coza por cerca de 5 minutos (como a massa ficará dentro do caldo, irá acabar de cozer depois de desligar o fogão).
  4. Junte a hortelã e sirva. 

Notas:

  • Nesta refeição é muito simples adaptar para as diferentes necessidades da família. No meu caso evito comer massas pois ainda estou em processo de perda de peso, portanto bastaria retirar a minha parte antes de adicionar a massa.

canja2

Espero que goste!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close
Temperos da Argas © Todos os direitos reservados.
Close