Há dias apetecia-me uma mousse mas não queria algo muito processado, lembrei-me então de fazer assim e ficou delicioso! Já a voltei a fazer várias vezes entretanto 🙂
Só precisam de 4 ingredientes, que se querem o mais saudáveis possíveis, os que usei foram estes:
- Chocolate 74 % minímo
- 2 bananas maduras
- Meia saqueta Agar-agar Vahiné
- 200 g natas frescas
E a preparação é super-simples!
- No vosso robot, eu utilizei o Optimum ThermoCook da Froothie, colocar a banana e triturar 30 seg., na velocidade 9.
- Adicionar o chocolate partido em pedaços e seleccionar 3 min., 50ºC, vel.2 para derreter o chocolate.
- Findo esse tempo, adicionar as natas e o agar-agar e seleccionar mais 3 min., 100ºC, vel.3. Levar ao frigorífico antes de servir.
Se não tiverem robot, basta no liquidificador, passar a banana a puré, adicionar o chocolate derretido e levar todos os ingredientes num tacho ao lume até ferver.
Para acompanhar fiz estas barras de Coco, pistáchio e framboesa que me chamou a atenção assim que a vi.
Notas:
Muitas vezes me perguntam porque opto por este chocolate, num chocolate devemos valorizar o teor em cacau e os restantes ingredientes:
- O teor em cacau que deve ser o mais alto possível, aqui em casa por vezes usa-se o de 81 % do Lidl também, no entanto, no geral preferimos este.
- O chocolate do Lidl tem lecitina de girassol, que é sempre preferível à lecitina de soja presente em outros chocolates. A maioria, para não dizer a totalidade da soja é transgénica, excepto se tiver a referência BIO, e mesmo assim, tem outros malefícios que, na minha opinião, retiram o seu valor na minha alimentação.
As natas que uso são normalmente estas, do Aldi, mas também gosto das do Intermarché, ainda que sejam mais caras. Valorizam-se natas sem aditivos além de fermentos lácteos. A maioria das natas têm carragenina que é um aditivo que tem gerado controvérsia em estudos científicos, sendo que prefiro não o consumir.
Espero que gostem!