Há algum tempo que não preparava iogurte em casa, confesso-vos. Primeiro por não conseguir ter acesso a leite de excelente qualidade, depois, por falta de tempo. Existem iogurtes biológicos sem aditivos de ótima qualidade e baratos em vários hipermercados (Lidl e Aldi, por exemplo) e cedi ao facilitismo. Mas a quantidade absurda de embalagens estava seriamente a incomodar-me. Ainda que sejam recicláveis e, assumindo que apenas as crianças consomem iogurte em casa, por ano temos:
7 x 2 x 52 = 728 embalagens de plástico!
Se é certo que há alimentos que só podem ser comercializados embalados, não é o caso dos iogurtes. E aqui surgiu o Yogurtnest. Além de podermos fazer os iogurtes em casa, reutilizando qualquer frasco que esteja no nosso armário, não gasta electricidade!
Restava-me agora preparar iogurtes com a consistência semelhante aos iogurtes de compra. Para tal fiz uma pequena batota, adicionei um pouco de amido.
1 litro de leite dos Açores Gordo
1 colher de sopa bem cheia de iogurte (utilizei iogurte grego de cabra e ovelha)
1 colher de sopa de fubá de mandioca OU farinha de arroz OU fécula de batata
1- Aqueça o leite até aos 90ºC (até que comece a ferver). Desligue a aguarde até que fique à temperatura de 50ºC.
2- Adicione o iogurte e a farinha, misture bem com uma vara de arames.
3- Verta o preparado nos frascos de vidro, tape e coloque dentro do Yogurtnest, tapando com a “boina” durante aproximadamente 6 horas – neste ponto, aproveitei e coloquei também o pão a levedar.
4- Coloque no frigorífico e aguarde que arrefeça antes de consumir.
Visitem a loja e podem beneficiar de desconto com o código abaixo -> AQUI
Parceiro nesta receita: Yogurtnest