Quero começar por dizer que estas broas de abóbora são deliciosas e que e estou feliz que tenham desaparecido do frigorífico pois era difícil resistir-lhes! A mistura dos sabores da abóbora com a batata-doce, os pedacinhos de frutos secos no seu interior a juntar às especiarias tornam-nas numa receita perfeita para esta estação. Juntamos ainda o facto de que são rapidíssimas de preparar e não precisam de levedar: o que podemos querer mais?
Em vez de simplesmente adoçar com mel, utilizo para adoçar este Doce de abóbora com amêndoa da BeiraBaga e, sem dúvida, ficaram perfeitas! Recomendo nesta versão. Em alternativa podem utilizar mel na quantidade desejada.
6-8 unidades:
250 g batata-doce cozida
120 g mix farinhas (recomendo: fubá de mandioca, farinha de trigo sarraceno e 1 colher de sopa de linhaça dourada moída)
40-60 ml leite ou bebida vegetal
4 colheres de sopa de Doce de abóbora com amêndoa
2 colheres de sopa de azeite
1 ovo
1 colher de café de fermento para bolos
Frutos secos a gosto
Para pincelar: gema de ovo
- Coloque todos os ingredientes (excepto frutos secos) no robô de cozinha e triture. A massa deve ficar pegajosa mas não deve ficar líquida – agarra aos dedos mas mantém a forma ao ser colocada no tabuleiro. Pode existir variação na humidade da massa, consoante o doce utilizado, a batata-doce e as farinhas, portanto temos sempre de ajustar a olho.
- Adicione os frutos secos picados e misture.
- Coloque as bolas de massa no tabuleiro forrado com papel vegetal, pincele com gema de ovo e decore com frutos secos a gosto. Leve ao forno a 180ºC até estarem cozidas e douradas a gosto – deve demorar cerca de 15 a 20 minutos.
Aproveite quentes ou fritas, são absolutamente deliciosas!
Se as preparar, partilhe nas suas redes sociais, fazendo tag a @temperosdaargas
Parceria nesta receita: BeiraBaga