Quem acompanha a minha página já sabe a resposta a este enigma: que farinha consegue substituir a farinha de trigo nos bolos?
Digo que quem acompanha a página já sabe, pois faço regularmente publicações acerca desta farinha e do quanto é um substituto quase perfeito da farinha de trigo. No meu livro fiz uma apresentação mais exaustiva das farinhas onde também abordei este assunto. Mas de que farinha falo? É simples! O fubá de mandioca.
Mas o que é o fubá de mandioca?
É a farinha da mandioca extra-fina não torrada e não fermentada.
Mas é cara, não é?
Claro que nenhuma farinha é tão barata quanto a farinha de trigo (dá que pensar, não dá?). Mas não é muito cara, é das farinhas sem glúten mais baratas, ficando a cerca de 5€/kg.
Não consigo encontrar! Onde se compra?
Sei que existe nos hipermercados habituais, na secção de produtos internacionais, assim como em lojas de produtos indianos, por exemplo.
No entanto, como vivo longe de hipermercados, adquiro numa loja da qual sou parceira – Villarrica Gourmet Store. Nesta loja pode utilizar o meu código de desconto ARGAS e beneficia ainda de 5 % de desconto. Acima de 25 € os portes são grátis e pode receber no conforto do seu lar.
Qual a diferença para as outras farinhas da mandioca?
Simplifiquemos: o polvilho é o amido da mandioca, sendo que o polvilho azedo é o amido da mandioca fermentado.
A farinha de mandioca é a farinha da mandioca torrada grosseira.
Então como funciona a substituição da farinha de trigo?
Se quiser utilizar apenas o fubá de mandioca para substituir a farinha de trigo, sugiro que bata sempre as claras em castelo, mesmo que a receita não o indique.
O fubá de mandioca é uma farinha low carb?
Não é uma farinha low carb mas também não é das que tem mais de hidratos de carbono. Tem cerca de metade dos hidratos de carbono da farinha de trigo.
Outros nomes para o fubá de mandioca:
O fubá de mandioca é também chamado de fubá de bombó, farinha foufou, fufu e em inglês cassava flour.
Porque não costumo utilizar apenas o fubá nas minhas adaptações?
Apesar de conseguirmos bolos de textura semelhante à conseguida com a farinha de trigo e ser ótimo conseguir utilizar apenas uma farinha, opto por utilizar uma mistura de modo a conseguir melhor textura e humidade melhor, assim como uma redução dos hidratos de carbono.
Pode ver também acerca do meu ebook de apoio ao workshop de adaptação de bolos à Paleo ou sobre a aula acerca do fubá de mandioca- aqui . Ou envie email para: ostemperosdaargas@gmail.com
Parceiro nesta receita: Villarrica Gourmet Store.