Adoro o Outono, sei que já vos disse isto, mas é tão verdade e os sabores desta estação são mesmo maravilhosos! Nestes queques utilizei dióspiros que me foram oferecidos por uma tia do meu marido, mas que nos foram oferecidos em grande quantidade e foi essencial utilizar a dica que vos deixo mais abaixo!
Dióspiro:
É rico em antioxidantes, carotenóides, Vitamina A e vitamina C. É também rico em potássio, cálcio, fósforo e magnésio. Mas mais imporante do que tudo, é delicioso!
O problema com esta fruta é o facto de amadurecer muito rápido, principalmente o de polpa mole, que é o caso. Por isso partilho uma dica essencial convosco: podem congelar o dióspiro! Se o congelarem inteiro, ao descongelar ficará com o sabor e textura muito próximo do original. Sendo assim uma ótima técnica para prolongar a vida desta fruta maravilhosa!
Queques de dióspiro (6 unidades):
1 dióspiro de polpa mole (aproximadamente 130-140 g de polpa)
2 ovos
2 colheres de sopa de manteiga de avelã (podem utilizar de amêndoa ou amendoim)
2 colheres de sopa de azeite ou óleo de coco
2 colheres de sopa de farinha de coco
2 colheres de sopa de polvilho doce
1/2 colher de café de bicarbonato de sódio
OPCIONAL: mel a gosto
- Triture a polpa do dióspiro com os ovos num robô de cozinha (na kCook Multi, utilizando a lâmina triturei na velocidade 10 por cerca de 1 minuto).
- Adicione os restantes ingredientes e bata até obter um preparado homogéneo (na kCook Multi com o mesmo acessório bati por cerca de 30 segundos na velocidade 6).
- Coloque em formas de queques previamente untadas com azeite e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 10-12 minutos ou até estarem cozidos.
- Como todos os alimentos preparados com ingredientes naturais, estes devem ser conservados no frigorífico para melhor conservação. Para as filhotas os levarem para a escola utilizei os pacotinhos para snacks da marca Squeez.
Para o Squeez preparei um batido com bebida vegetal. Já vos sugeri noutra publicação que podem perfeitamente utilizar o Squeez para enviar a bebida vegetal (ou leite de vaca) em dose individual, tornando-se assim menos dispendioso e mais sustentável, neste caso optei por triturar com framboesas deliciosas que me foram oferecidas ontem num produtor local.
Para o Squeez (1 unidade):
1 copo de bebida vegetal ou leite a gosto
1 mão cheia de framboesas frescas
- Triture num robô de cozinha até obter um preparado homogéneo (se for necessário, pode coar de modo a retirar as sementes das framboesas).
- Vire o pacotinho reutilizável Squeez tapado e abra o fecho na base (eu coloco o pacotinho invertido dentro de um copo, mas poderão utilizar outra técnica a gosto) e encham-no com o preparado.
- Mantenha os pacotinhos no frigorífico por até 24 horas (para melhor sabor e qualidade nutricional). Se for para consumir à tarde, pode juntar um acumulador de frio pequeno para garantir melhor conservação.
Relembro do desconto nos pacotinhos reutilizáveis Squeez:
Parceiro nesta receita: kCook Multi e Squeez