Assim começa a minha aventura com uma placa de indução!
Há algumas semanas pedi conselho aos meus seguidores pois queria substituir a minha placa a gás. E porquê? Essencialmente porque esta já tinha alguns anos e devido a uns pequenos “acidentes”, coloquei em causa a sua segurança. Tendo em conta que a minha filha Alexandra gosta de cozinhar, eu queria algo que me desse confiança suficiente para que ela a pudesse utilizar sem a necessidade de uma supervisão “obsessiva”!
Eu estava assim indecisa entre placa a gás e placa vitrocerâmica. No entanto, depois de receber o vosso feedback, a opinião quase generalizada era de que a escolha certa seria uma placa de indução.
Os argumentos dados, com vantagens que entretanto confirmei em várias pesquisas, foram os seguintes:
- Muito mais rápidas a aquecer e a cozinhar.
- Por serem tão rápidas são mais económicas (podem gastar menos 40 % do que uma placa vitrocerâmica).
- Fáceis de limpar.
- Mais seguras (apenas funcionam com recipientes apropriados e a placa não aquece mas sim o recipiente).
Em contrapartida, considerei que as desvantagens apontadas podem ser facilmente resolvidas:
- Investimento inicial elevado mas que reverte facilmente devido aos menores gastos elétricos.
- Apenas funciona com recipientes apropriados, no entanto, a maioria dos equipamentos atuais já são adaptados a placas de indução. Pode também facilmente ser adquirido um adaptador caso não queira prescindir do seu trem de cozinha.
O que eu procuro numa placa de indução:
- Deve ser bonita (sim, vou colocar em primeiro lugar!).
- Preferência a marcas portuguesas.
- Completa.
- Adaptável às minhas necessidades (grandes recipientes e pequenos recipientes).
- Fácil de utilizar pela minha filha.
Meireles
Assim, surgiu como primeira escolha, os produtos da marca Meireles. Meireles é uma marca portuguesa com quase 100 anos, líder de mercado em Portugal e Espanha. Quem me acompanha, sabe que prefiro ter menos parceiros, mas parceiros nos quais tenho total confiança e que sei que fornecem produtos de qualidade superior. A Meireles decidiu abraçar o meu projeto Temperos da Argas e tornei-me assim embaixadora da marca.
Placa de indução escolhida
O catálogo de placas Meireles é variado, no entanto, a placa Free Cook despertou-me uma curiosidade particular por ser uma placa de área flexível, ou seja, tem 4 zonas booster com uma área intermédia flexível, permitindo assim a utilização de recipientes de maior tamanho, sem perder área de aquecimento.

O controlo é fácil por “slide” e tem também função de pausa e de bloqueio para crianças, assim como os habituais indicadores de calor residual e de detecção de recipientes.

Sabem que gosto de coisas práticas e eficientes e estamos totalmente satisfeitas com a escolha! Se tiverem dúvidas, digam-me e tentarei responder ao que necessitarem.

Já vos disse que é extremamente fácil de limpar?
Olá Márcia!! Este post veio mesmo no momento certo! Ando em pesquisas e mais pesquisas e estou em dúvida por este modelo ou pela MI 2601.