… ou cozido demais?
Já fiz aqui uma publicação a falar sobre o que pode ter corrido mal com o meu pão (vejam aqui). Isto acontece com maior frequência com a receita de pão alentejano (vejam a receita aqui) pois a linhaça e o sarraceno ajudam a evitar este problema.
Então porque estou a fazer uma nova publicação? Pois a maioria de vocês não acredita que o pão está cozido DEMAIS! A maioria das pessoas acredita que o seu pão está crú e portanto para a próxima colocam mais tempo e fica—ainda pior! E entretanto, desperdiçam-se ingredientes, tempo e vai-se gastando a paciência para experimentar receitas novas e até, para arrancar num estilo de vida mais saudável.
Não quero que isso aconteça por causa do meu pão!
Já errei muita vez, sempre que mudo de forma, de forno ou de ingredientes, lá ando novamente a descobrir por tentativa e erro. Cozinhar com ingredientes naturais é assim 🙂
Pão mal cozido:
Isto acontece muito raramente, pois a tendência habitual é a de que as formas sejam maiores do que a que recomendo na receita. Quando fica mal cozido, o pão fica:
- Com um buraco do meio para baixo
- Um pouco líquido do buraco para baixo
e NÃO FICA oco em cima!
Pão cozido demais:
É o que acontece à maioria das pessoas pois a tendência é a de usar uma forma maior do que a recomendada, sem ajustar o tempo que demora a cozer. Fica:
- Oco na parte de cima
- Côdea dura
- Compacto e húmido em baixo
e NÃO FICA líquido!
Acontece a todos! Qualquer dúvida, em vez de arriscarem:
- enviem email: contacto@temperosdaargaspaleo.pt
- enviem MP para a página de facebook: https://www.facebook.com/temperosdaargas/